Como lidar com emoções e pensamentos negativos
- Marcela Viegas
- 8 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Você já lidou com uma situação difícil? Isso trouxe pensamentos, sentimentos ou até sensações físicas desconfortáveis para você? E como você agiu diante disso?

Em nossa vida, muitas vezes nos encontramos enfrentando situações desafiadoras. Isso pode envolver pensamentos e sentimentos desconfortáveis, memórias dolorosas e até mesmo sensações corporais desagradáveis.
Diante disso, muitas vezes tentamos a qualquer custo não entrar em contato com o desagradável. Tentamos não pensar, não sentir e correr do desconforto que está presente. Assim, aos poucos, vamos alimentando um pequeno "monstro" que vai se formando e se fortalecendo.
Acabamos entrando em um grande cabo de guerra contra esse monstro. Como consequência, ele cresce, fica mais forte e cada vez mais insuportável de conviver. A luta fica cada vez mais difícil e nos vemos tentando puxar com mais força a corda. Nós começamos a nos sentir cansados e desesperançosos em ganhar essa luta... mas curiosamente não largamos a tal corda. Nós continuamos esperando que o nosso esforço - em algum momento - funcione.
Mas que tal tentar fazer diferente? E se ao invés de encontrar novas formas de puxar essa corda, nós tentássemos direcionar o nosso trabalho em busca de formas para soltá-la? Experimente olhar para essa sua experiência difícil e dar espaço para esse conteúdo indesejado. Tente explorar os altos e baixos dessas experiências com uma atitude ou disposição genuína e de autocompaixão.
Lembre-se que o objetivo não é parar de sentir ou se sentir melhor, mas sim se abrir para a experiência, estar presente e direcionar-se para o que é importante para você.
A ideia é que nós tentemos sentir tudo o que vem com a experiência (sentimentos bons e difíceis). Assim, aos poucos, vamos gentilmente soltando a corda ao invés de lutar em vão contra sua própria experiência.
É sobre se dar a oportunidade de respirar. É sobre estar disposto a caminhar e respeitar a sua história. É sobre ir em direção ao que é valoroso para você!
Não é sobre se sentir melhor! mas sim sobre aprender a sentir melhor!
É um processo ativo e difícil, mas pode ser um caminho para uma vida que é valiosa para você!