Se você fizer o que sempre fez, obterá os resultados que sempre teve
- Marcela Viegas
- 8 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

A frase “se você fizer o que sempre fez, obterá os resultados que sempre teve” é uma frase de Walter Merino e ela não poderia ser mais verdadeira.
Essa frase me fez lembrar dessa metáfora do buraco, desenvolvida por Hayes. Ela é mais ou menos assim:
Imagine que você caiu em um buraco profundo, lamacento e encontra ao seu lado apenas uma pá. Junto dessa pá há uma instrução que diz: “se cair, use a pá!”. Você então pega a pá e tenta cavar uma nova saída, mas não funciona. A pá é inútil e as paredes do muro são muito escorregadias para serem escaladas. O que fazer? Sentimentos de ansiedade, estresse, irritação e cansaço ficam mais intensos e você continua tentando cavar para sair do buraco. Mas as estratégias escolhidas continuam não funcionando e você não larga a bendita pá. Além disso, você começa a se culpar por ter caído naquele buraco horrível e lamacento, mas isso também não te tira do buraco… então, o que fazer para sair desse buraco? Que tal como primeiro passo largar a única ferramenta que você tem à disposição? Com suas mãos livres, você pode começar a tatear o ambiente e dar o primeiro passo para pensar em uma nova estratégia para vivenciar essa situação. Agora você tem a oportunidade de aprender algo com sua própria experiência.
Bom, esse buraco representa alguma situação difícil que você está vivenciando no momento. Você já tentou diversas vezes mudá-la. Faz as mesmas coisas que você fazia para se sentir melhor, mas agora essas estratégias não estão mais funcionando. Se as estratégias não estão funcionando, então por que continuar insistindo?
Talvez em outros contextos usar a pá foi muito útil. Por exemplo, a pá é muito útil para cavar o buraco, mas não é útil para te tirar dele. A mesma coisa com seus comportamentos. Talvez em algum outro momento eles tenham sido úteis, podem ter te proporcionado algum alívio a CURTO PRAZO, mas agora que o contexto mudou, será que continua sendo útil persistir?
Quando lidamos com as situações sempre da mesma forma, obteremos os mesmos resultados. E talvez você aja da mesma forma, pois, ao longo da sua história, isso foi ensinado para você e pode ter funcionado por um período e em determinados contextos.
Então, vamos tentar fazer diferente. Observe e analise o contexto que você está lidando, perceba o seu mundo interno - pensamentos e sentimentos -, mas não lute contra eles, apenas dê espaço, observe e experiencie com curiosidade e generosidade como é estar em sua própria pele.
Lembre-se! Uma vida valiosa também é construída de experiências dolorosas. Ao invés de lutar contra ela, vamos agir apesar dela.